Sensaty

Posso sim

Atividade física na terceira idade: qual sua real importância?

De acordo com avaliação da Organização Mundial de Saúde, a população com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas em 2050. Isso porque a estimativa de vida vem aumentando. No entanto, você sabe como chegar na terceira idade com saúde? A resposta é atividade física!

Necessária em todas as idades, a prática de exercícios físicos é uma das formas de garantir um bom envelhecimento, com qualidade de vida e bem-estar. No artigo a seguir, você vai conhecer a importância de praticar atividade física na terceira idade. Acompanhe!

Diminuição da atividade física na atualidade

Atualmente, podemos perceber a diminuição da prática de exercícios físicas, visto que a sociedade se acostumou com um cotidiano sedentário, envolvendo dias de trabalho sentado ou entretenimento por redes sociais.

Frente a este cenário, é comum que a atividade física diminua ainda mais, desencadeando riscos para doenças que poderiam facilmente ser evitadas. Na terceira idade, a falta de estímulo para os músculos ocasiona na perda de massa magra, facilitando contusões e fraturas, além do desenvolvimento de doenças crônicas como a ansiedade, depressão, insônia, dores, e isolamento social.

Prejuízos para terceira idade

O envelhecimento traz inúmeras transformações no corpo do indivíduo. Isso acontece devido a natural diminuição do desempenho físico, como perda de mobilidade e elasticidade nas articulações, fragilidade óssea por lesões degenerativas como osteoporose, alterações no aparelho bronco-pulmonar, diminuição da capacidade cardíaca, aumento da pressão, entre outros fatores.

Em alguns casos, a diminuição da força muscular e reserva funcional do indivíduo pode tornar tarefas aparentemente fáceis, como tomar banho, se vestir, se alimentar, um grande desafio.

Com as alterações físicas causadas pelo avanço da idade, os idosos costumam sofrer, principalmente, quando se trata do nível de autonomia e independência, fatores que implicam na realização de atividades da vida diária, levando-o a incapacidade funcional total.

A importância da atividade física

A atividade física na terceira idade oferece importantes benefícios, tais como a prevenção e diminuição de problemas cardíacos e pulmonares, fortalecimento muscular, auxílio no controle da diabetes, hipertensão, artrite e melhora na densidade óssea.

Além disso, a atividade física proporciona significativa melhora no equilíbrio, reflexo, ingestão alimentar, diminuindo também os sintomas da depressão e evitando a osteoporose e consequências degenerativas.

A hipertrofia muscular e aumento da força apresentam grande impacto no cotidiano do idoso, uma vez que o protege contra lesões. Por isso, a prática de atividade física na terceira idade é tão importante, produzindo efeitos protetores contra a evolução de doenças crônicas degenerativas, e aumentando a expectativa de vida. Também são benefícios da atividade física na terceira idade:

  • controle e diminuição de gordura corporal;
  • manutenção e aumento de massa muscular;
  • melhora na flexibilidade;
  • aumento no volume de sangue circulante;
  • aumento da ventilação pulmonar;
  • diminuição em níveis de glicose e colesterol;
  • diminuição de marcadores anti-inflamatórios associados à doenças crônicas;
  • melhora da autoestima;
  • melhora no humor;
  • diminuição dos sintomas de estresse, ansiedade e depressão;
  • redução de riscos de queda.

Alguns problemas musculoesqueléticos preexistentes podem ser um impedimento para o começo da atividade física. Por esse motivo, é fundamental conhecer as atividades indicadas para cada caso, sempre seguindo orientações de profissionais.

Entre tantas opções de exercícios físicos, o ideal é que o idoso escolha aquele que possa ser executado sem riscos, gerando bem-estar e qualidade de vida. Os mais indicados são:

  • ioga;
  • pilates;
  • caminhada;
  • natação;
  • musculação;
  • hidroginástica;
  • dança;
  • alongamento.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) recomenda que a prática de atividade física esteja presente na rotina das pessoas de qualquer idade, já que os exercícios vão refletir na qualidade de vida e em um envelhecimento ativo.

Devemos lembrar que tais benefícios não são apenas físicos, mas também sociais e psicológicos, uma vez que podem influenciar a autoestima do idoso.

A prática de atividade física melhora de forma significativa saúde, bem-estar e autonomia do idoso. Mantê-las não é só responsabilidade do indivíduo, mas também de sua família e sociedade. Por ser uma fonte de sabedoria e experiência de vida social, profissional e emocional, o idoso deve ser respeitado e admirado em sua totalidade.

Esse conteúdo foi útil? Então, conheça também 9 dicas valiosas para ter qualidade de vida na terceira idade!

CategoriasSem categoria