Atualmente, passamos por um momento nunca visto antes na história. A necessidade do isolamentos social devido a pandemia causada pelo Novo Coronavírus tem deixado muitas pessoas depressivas e ansiosas, motivos que nos leva a buscar alguma forma de deixar a quarentena mais leve.
Além de manter boa saúde física, devemos dar atenção à saúde mental e equilíbrio emocional para conseguir passar por essa fase com tranquilidade. Uma das melhores formas de atingir esse estado é por meio da meditação. Para que você possa deixar sua quarentena mais leve e investir no seu bem-estar emocional, acompanhe o conteúdo que criamos para você, a seguir!
Desde o início do isolamento social, a busca pela palavra meditação atingiu seu recorde na internet. Um dos motivos foi o aumento dos sintomas como ansiedade, estresse e depressão que dobraram no país, de acordo com informações da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Isso porque, a prática diária da meditação auxilia na prevenção de casos como estes, além de ajudar na saúde mental. Milhares de pesquisas atestam os benefícios da meditação para a saúde intensificando atividades cerebrais que permitem administrar melhor reações diante de situações como a que vivemos.
Além disso, a meditação proporciona o aumento de atividades no córtex pré-frontal, região do cérebro relacionada ao planejamento de comportamento, pensamentos complexos, atenção, foco e memória.
Para ajudar a deixar sua quarentena mais leve com a meditação, vamos ajudá-lo a iniciar essa atividade. São diversos os aplicativos que podem ensinar a meditação, incluindo a guiada, que pode ser mais fácil para iniciantes. Algumas dicas antes de conhecermos os aplicativos, são:
O ideal é manter uma rotina de meditação diária para a quarentena mas leve, com 20 minutos de atividade. Pode ser difícil se desligar no início, principalmente se existir barulhos à sua volta. Contudo, persista e não se apresse. O benefícios da meditação logo vão começar a aparecer.
Para facilitar o início da prática de meditação, diversos aplicativos auxiliam no exercício, a fim de melhorar a qualidade de vida, sono, diminuir a ansiedade e reduzir o estresse. Listamos abaixo, os melhores aplicativos para você iniciar a técnica com facilidade.
Criado por um brasileiro, o Medite.se é um programa que promete desmistificar a meditação. Oferecendo diversas alternativas da prática guiada por professores da área, todos em português, o aplicativo permite que o usuário baixe alguns áudios para escutar quando estiver sem internet, deixando a quarentena mais leve a qualquer momento.
A proposta do aplicativo é simples: permitir que o usuário realize pausa sobre o que estiver fazendo e pratique 5 minutos de meditação, melhorando seu estado de humor.
Isso pode ser feito por meio de uma trilha sonora e orientações que auxiliam na correção da postura e respiração. Além disso, é possível agendar o momento de iniciar a meditação.
Para deixar a quarentena mais leve, o aplicativo Aura oferece serviço personalizado a seus usuários. Após responder um questionário sobre rotina, níveis de ansiedade e estresse, o aplicativo entrega as melhores maneiras de praticar a meditação. É possível ainda ter o serviço de coaching pessoal, recebendo mensagens de positividades por meio do aplicativo.
O aplicativo de meditação Insight Timer tem entre seus principais diferenciais a possibilidade de interagir com outros usuários. Com mais de 9 mil meditações guiadas em áudio, é possível escolher de acordo com seus interesses, como por exemplo, começar o dia tranquilamente ou dormir bem.
Por fim, o aplicativo Sattva oferece diferentes meditações guiadas que poderão facilitar o processo de aprendizado para aqueles que estão iniciando na prática, como as pessoas que buscam uma a técnica para deixar a quarentena mais leve.
O aplicativo oferece aos usuários a ferramenta timer, que pode ser usada para medir o tempo de cada sessão de meditação, além de contar com monitor de frequência cardíaca, e permitir que se faça o registro do humor antes e depois de meditar, para que o usuário possa perceber como a técnica é útil.
Agora que você já sabe como manter uma quarentena mais leve por meio da meditação, coloque a técnica em prática pelo menos uma vez ao dia e permita-se viver com mais tranquilidade, equilíbrio e saúde mental.
Gostou destas dicas? Então, compartilhe em suas redes sociais! Assim, seus amigos também poderão aderir à prática da meditação!