Neste texto, vamos abordar o que é a incontinência urinária, quem pode desenvolver e quais são os sintomas que indicam que a pessoa possa estar com incontinência urinária.
Definição
A palavra continência urinária significa a capacidade de armazenar urina na bexiga e esvaziar apenas quando desejar, em momentos oportunos. Assim, a pessoa consegue conter a urina durante o processo de enchimento da bexiga, sem perdas, já o termo incontinência urinária é utilizado quando há uma disfunção nesse processo. Segundo a Sociedade Internacional de Continência considera-se incontinência urinária qualquer perda involuntária de urina, que pode resultar em problemas de higiene e social, muitas vezes interpretado, erroneamente, como um processo natural do envelhecimento.
Quem são as pessoas que podem desenvolver incontinência urinária?
Essa é uma pergunta que muitos fazem, pois, acreditam que só os idosos podem desenvolver essa disfunção. Na verdade, ela é sim mais comum no envelhecimento, em ambos os sexos. No entanto, independente da idade, o sexo feminino apresenta maior número de ocorrência e piora após os 50 anos em decorrência da pós-menopausa.
Crianças, adolescentes e jovens adultos também podem apresentar incontinência urinária, entretanto, esses são casos mais específicos dependentes de fatores de risco, tais como, paridade, obesidade, exercícios físicos de alto impacto e antecedente de perda de urina durante o sono na infância.
Sintomas da incontinência urinária
Há alguns tipos de incontinência urinária (por esforço, de urgência ou mista) e a definição de cada uma acontece pelo relato e avaliação dos sintomas. As pessoas devem ficar atentas e entender que os sintomas sugerem a incontinência urinária quando: a pessoa relatar urinar muitas vezes ao dia; perder urina realizando esforço (tossir, rir, espirrar, carregar algo pesado, subir ou descer escadas, pular, andar rápido ou correr, entre outras coisas que gerem esforço); apresentar junto com o primeiro desejo de urinar a urgência de ir ao banheiro para esvaziar a bexiga; apresentar urgência para urinar e não conseguir chegar até o banheiro sem perda de urina; acordar duas ou mais vezes durante a noite para urinar; ou até mesmo quando apresentar perda de urina mexendo com água, mudando de posição, durante a relação sexual ou quando está nervosa.
Esses sintomas podem indicar que a pessoa possui uma disfunção, a incontinência urinária, quando isso ocorrer um médico especializado na área deve ser consultado para realizar o diagnóstico e proceder com a orientação dos cuidados e tratamentos.
Autora: Laís Bonagurio Peressim, Fisioterapeuta (CREFITO: 153189-F); Especialista em Saúde da Mulher (CAISM/UNICAMP); Mestra em Ciências da Saúde (FCM/UNICAMP); Professora e supervisora de estágio em cursos de graduação e pós-graduação em Fisioterapia.