Sensaty

Cuidados necessários para lidar com incontinência urinária

A incontinência urinária é um distúrbio que pode acarretar outras complicações se não tiver os cuidados necessários.

Mais comum entre mulheres na idade adulta, a incontinência urinária pode se tornar um grande incômodo, diminuindo o bem-estar e auto-estima. Um excelente recurso para lidar com os escapes de urina e permitir que o indivíduo tenha uma rotina normal é o uso de fraldas descartáveis e absorventes.
No entanto, a utilização desses produtos requer atenção e cuidados para evitar complicações no quadro. Pensando nisso, reunimos algumas informações que vão ajudar no cuidado necessário para lidar com a incontinência urinária. Confira a seguir!

A importância da higienização
A incontinência pode acarretar efeitos negativos secundários, como problemas cutâneos (desenvolvendo erupções e infecções devido à pele constantemente em contato com a urina), infecção urinária e impacto na vida social.
A higiene é a principal maneira de evitar que essas complicações aconteçam, principalmente em indivíduos que fazem uso de fraldas e absorventes. A troca do dispositivo deve ser realizada sempre que ocorrer um escape, quantas vezes forem necessárias.
A fralda molhada de urina em contato prolongado com a pele aumenta a permeabilidade a substâncias irritantes que causam vermelhidão, coceira, sensibilidade e dor, sintomas de infecção no local.
Além disso, o uso dos dispositivos por tempo prolongado aumenta o risco de desenvolver infecção do trato urinário, já que a umidade e o calor auxiliam na proliferação dos micro-organismos.
As bactérias responsáveis pela infecção são encontradas na flora do períneo, por isso a higiene é extremamente importante, evitando que elas acometam outras regiões. Sempre que fizer a troca de fraldas ou absorventes, realize a higiene íntima cuidadosamente.

Autora: Eliza Inaê Catussi; Enfermeira Especialista em UTI (UNINGÁ-PR) e Oncologia (UNOESTE)

Siga nossas dicas sobre a importância dos cuidados necessários ao lidar com a incontinência urinária e cuide-se! Não permita que esse distúrbio afete sua rotina e sua saúde.