Sensaty

Os tratamentos para incontinência urinária

Temos hoje alguns tratamentos específicos para tratar a pessoa que tem incontinência urinária, mas como definir qual é o melhor?

Primeiramente, ao perceber qualquer sinal de escape de urina, mesmo que esporadicamente, o indivíduo deverá buscar ajuda profissional de um médico especialista na área, os mais indicados são urologistas e ginecologistas.

Embora muitos pensem que o médico urologista é especializado apenas na saúde masculina, na verdade, o profissional é responsável também pelo trato urinário feminino, cuidando de rim, bexiga, ureter e uretra de mulheres e homens, crianças e idosos. Quando falamos da incontinência urinária em mulheres, estas na maioria das vezes preferem ir ao ginecologista, que além de ser um médico de rotina, é também um profissional com quem já têm mais confiança para falar sobre esse assunto. No entanto, o melhor a se fazer é procurar alguns destes especialistas para iniciar o tratamento.

Atualmente os tratamentos indicados para incontinência urinária vão de acordo com o grau de incontinência que o paciente está, por isso é necessário ter um diagnóstico médico. Em alguns casos, são prescritos pelo especialista o uso de medicamento como forma de diminuir as contrações da bexiga e melhorar a ação do esfincter da uretra.

Na maioria dos casos, é recomendado a execução de exercícios sob orientação de fisioterapeuta especialista na área, a fim de fortalecer os músculos responsáveis pela continência urinária.

A eletroestimulação também é vista temporariamente como uma forma efetiva no tratamento para incontinência, mas para um melhor resultado é preciso associar a exercícios que reeducam e fortaleçam o assoalho pélvico.

Em alguns casos o médico urologista pode indicar a cirurgia de Sling, que é a introdução de uma fita de polipropileno ou de tecido do próprio corpo da pessoa com o intuito de aumentar a resistência uretral, reduzindo a perda de urina. Neste caso, também é importante que o paciente faça exercícios de fortalecimento por um tempo, sempre de acordo com o que seu médico recomendar.

Sensaty Premium lembra você de se consultar com o médico de confiança para ter um diagnóstico e tratamento eficaz dentro do seu grau de incontinência.