Sensaty

Posso sim

Qualidade de vida na terceira idade: conheça 9 dicas valiosas

De acordo com pesquisa do IBGE, a expectativa de vida do brasileiro subiu para 76 anos. Entretanto, essa longevidade alcançada deve ser acompanhada de qualidade de vida na terceira idade.  Um dos desafios em questão é manter-se bem, envelhecendo com saúde, bem-estar e evitando o desenvolvimento de doenças comuns nesse período da vida.

Assim, algumas formas de garantir que isso aconteça é investir em exercícios físicos, melhorar a alimentação e cercar-se de boas companhias. Para ajudar nessa questão, resolvemos trazer o artigo de hoje. Nele, você vai encontrar s 9 dicas valiosas para melhorar sua qualidade de vida na terceira idade. Conheça agora!

1. Pratique atividade física

Praticar atividade física é essencial para manter a saúde em dia. E a prática não é diferente quando falamos da terceira idade. Até mesmo os exercícios mais suaves podem auxiliar no equilíbrio do corpo e da mente. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), manter o corpo em movimento ajuda a prevenir doenças como: osteoporose, problemas cardíacos, e depressão, já que os níveis de serotonina, substância que melhora o humor, aumentam com a prática.

Além disso, melhora o sistema imunológico, previne a perda muscular, diminui níveis de pressão arterial, desenvolve a confiança, melhora memória e o raciocínio lógico.

2. Tenha um sono de qualidade

Dormir pouco pode envelhecer o cérebro. Assim, acelerando a velocidade do declínio cognitivo e afetando o raciocínio. A privação de sono também atrapalha a concentração durante tarefas e o bom funcionamento do organismo, motivo que pode agravar o aumento de peso.

Assim, para ter qualidade de vida na terceira idade, o ideal é descansar pelo menos 8 horas por noite. 

3. Alimente-se de forma saudável

Assim como a prática de atividades físicas, a alimentação saudável é fundamental em todos os períodos de vida. Em consequência das diversas alterações corporais no idoso, como a dificultarão de absorção de nutrientes dos alimentos por exemplo, hábitos alimentares específicos passam a ser essenciais.

Nesse sentido, para aumentar a qualidade de vida na terceira idade é preciso:

  • evitar produtos processados. Ou seja, optar pelos os de origem natural;
  • priorizar uma alimentação variada, com frutas, legumes, verduras;
  • evitar a desidratação;
  • diminuir a quantidade de sal no preparo dos alimentos;
  • evitar produtos processados. Ou seja, optar pelos os de origem natural;

4. Realize atividades intelectuais

Tão importante quanto manter o corpo ativo na terceira idade, a prática de atividades intelectuais é essencial para o envelhecimento saudável e com qualidade. O declínio neurológico é algo que acontece naturalmente com o passar os anos. No entanto, pode ser diminuído com o estímulo constante do cérebro. Algumas formas de exercitá-lo, são:

  • ler e escrever;
  • montar quebra-cabeças, jogos da memória e palavras-cruzadas;
  • utilizar a internet;
  • aprender atividades novas, como costura, um instrumento, ou uma dança.

5. Cuide da saúde bucal

É comum o aumento da sensibilidade bucal no idoso, favorecendo o aparecimento de cáries. Por isso, uma boa escovação dos dentes seguida do uso do fio dental, é fundamental para manter a saúde bucal e a qualidade de vida na terceira idade. É importante também realizar consultas periódicas para exames e limpezas.

6. Beba água

A água tem papel fundamental em nosso corpo. Algumas de suas funções são transporte de nutriente para células, regulação da temperatura corporal, ação nos processos fisiológicos da digestão, proteção contra infecções e eliminação de toxinas pela urina. Por isso, é indicado consumir diariamente, no mínimo, 2 litros de água, o equivalente a 8 copos.

7. Realize passeios ao ar livre diariamente

A vitamina D, proveniente do sol, melhora o ânimo e ajuda na fixação do cálcio no organismo. Por esse motivo, é indicado realizar caminhadas diariamente ao ar livre. No horário da manhã, sempre até às 10 horas e durante a tarde, após as 16 horas.

8. Evite hábitos nocivos para garantir qualidade de vida na terceira idade

O consumo de álcool diminui a quantidade de vitamina A no organismo, motivo que agrava o aparecimento de rugas e linhas de expressão. O cigarro reduz o fluxo sanguíneo, consequentemente, afetando a oxigenação dos tecidos da pele.

Além disso, hábitos como ingestão de álcool e tabagismo provocam danos em células saudáveis, elevando chances de doenças como diabetes, hipertensão, Mal de Parkinson, e problemas neurológicos.

9. Mantenha uma vida social ativa

Fundamental para ter qualidade de vida na terceira idade, manter o convívio com pessoas queridas ajuda a estimular a mente e proporciona felicidade. Dessa forma, conservando o idoso longe do isolamento social, e, consequentemente, do desenvolvimento da depressão, doença que teve aumento em sua incidência na população maior de 60 anos. 

Conviva com amigos, familiares, frequente clubes, atividades em grupo e mantenha-se sempre cercado por pessoas queridas. Quem sabe até engajar-se em uma equipe de trabalho voluntário?!

Você pôde conferir 9 dicas valiosas para melhorar a qualidade de vida na terceira idade. Coloque-as em prática e desfrute seus dias com bem-estar, saúde e alegria. 

Gostou destas dicas? Então, confira também como manter a autoestima na longevidade!

CategoriasSem categoria